A criança é naturalmente curiosa. Natureza, objetos do cotidiano, objetos na escola, comida, tudo pode, em última instância, despertar a curiosidade e proporcionar às crianças a oportunidade de experimentar diferentes sensações e percepções. A criança tem muitas línguas, usa e experimenta todos os sentidos (toque, olfato, visão, audição, paladar). Na infância, os pequenos misturam, colam, comparam e transformam elementos, todos resultantes de sua habilidade sensório-investigativa, uma inteligência prática, sensorial, motora e intuitiva. Portanto, tais sugestões não podem ser perdidas desde a mãe, para que possamos educar e repertoriemos todo o corpo, todos os sentidos e todas as linguagens da infância. As sensações evocam memórias, que por sua vez evocam emoções que acabam nos lembrando de sentimentos. Se eles são bem experientes, essas sensações podem ser muito úteis e indeléveis.
As crianças arriscam-se a experimentos interessantes, pois oferecemos experiências em que a observação e a pesquisa permeiam as descobertas convencionais. Os sentidos nos aproximam, causando sensações físicas e emocionais. É por isso que eles são tão importantes. E os pequenos inevitavelmente sentem e produzem com todo o corpo. A criança coloca sua essência em tudo o que experimenta, é um ser sensível, dotado de sensibilidade tátil, auditiva, visual e, finalmente, sinestésica. É importante que as crianças sintam sensações diferentes. Eles podem começar sua composição selecionando recursos como mídia, cores, pincéis, marcadores gráficos ou outros elementos para suas produções, tanto quanto possível com sua criatividade, sem a intervenção do educador, que às vezes insiste em limitar espaços e oferece desenhos prontos para colorir.
Em outros casos, as crianças podem usar seu próprio corpo como um instrumento de criação artística para fazer experiências sensoriais e experimentar o resultado estético em sua imagem e de seus pares. Isso significa que a descoberta de materiais pode ser experimentada primeiro no corpo, depois nos próprios materiais, manipulando cada elemento, sentindo suas propriedades e características, misturando e observando o que está por trás das transformações físicas dos objetos sem os padrões e tendências sociais. acontece predeterminado. É importante que valorizemos essa atitude artístico-investigativa da criança para descobrir e promover a expansão do conhecimento do mundo.
Nos primeiros anos de vida, as crianças mergulham no universo das imagens. Elas começam a perceber que podem trabalhar em papéis ou telas, fazendo mudanças e produzindo algo para ser visto. O projeto de educação com texturas e sensações pressupõe que os pequenos aumentem a expressividade e o conhecimento sobre o mundo pela exploração de diferentes materiais. O objetivo geral é treinar habilidades motoras finas a partir do uso de diferentes materiais.
Os objetivos específicos, por sua vez, são o desenvolvimento da imaginação e criatividade; explorar materiais diferentes; estimular a percepção visual; perceber o toque; despertar a arte.
Muitas técnicas com texturas e sensações incluem cola de algodão; colagem de lã; colagem com folhas; colagem com areia colorida; ligação com válvulas EVA; ligação com guias E.V.A estruturadas; gravata amassada e crepe; desenho em lixa; desenhar com carvão; pintar com cola gliter no celofane; pintar com plástico no jornal; pintar em bolha de plástico; esponja de pintura; pintura sobre tela; pintura com têmpera, cola e areia.