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Elementary school children are seen in a classroom on the first day of class in the new school year in Nice, September 3, 2013. REUTERS/Eric Gaillard (FRANCE - Tags: EDUCATION) - RTX135OO
O método de ensino tradicional, ou linha tradicional de ensino, é mais comumente usado pelas escolas no Brasil. Essa abordagem é predominante em instituições públicas nos níveis estadual e local. Isso sinaliza que o governo brasileiro é, até certo ponto, a opinião de que essa é a melhor maneira de ensinar alunos de todo o país.
No entanto, a maioria dos especialistas não gosta mais desse tipo de ensino. Isso ocorre porque as características do método de ensino tradicional contradizem as tendências atuais da educação. Por muitas razões, acredita-se que isso afeta mais do que promove o desenvolvimento dos alunos.
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Qual é o Método de Ensino Tradicional?
Esta abordagem de ensino originou-se na Europa por volta do século XVIII. Baseia-se em uma doutrina padrão que visa padronizar os alunos e sua aprendizagem. O foco nunca será no aluno. A figura central é o professor, que é visto acima de tudo como portador e mediador do conhecimento.
A tradição de conteúdo rege o ensino no método de ensino tradicional. Isso significa que, para ser um assunto crítico, questionador e independente, o aluno deve ter uma base de informações estruturada. Para este fim, as escolas tradicionais apresentam um plano pedagógico baseado em códigos de conduta rigorosos.
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Esta Abordagem de Ensino é Eficaz?
Por mais de um século, o método de ensino tradicional no mercado tem sido praticamente único. Por ser a abordagem mais antiga, possui um grande número de seguidores que ainda acredita em seu potencial. No entanto, esses formatos de aula estão sendo cada vez mais questionados hoje em dia.
O Problema da Padronização do Uniforme
O ensino tradicional tem como base pedagógica a padronização dos alunos. A maioria das escolas tradicionais prega que eles querem educar os cidadãos pensantes, mas você não vê isso em suas salas de aula. O objetivo é um bom posicionamento nos rankings das escolas. E isso só é possível se todos os alunos tiverem o mesmo desempenho.
Para que os alunos tenham um bom desempenho, eles são vistos pelo professor. Isso significa: as habilidades, habilidades de todos devem ser as mesmas. Interesses individuais não são levados em conta. Isso resulta em um excesso de conteúdo de aprendizagem, dividido em muitos assuntos.
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As escolas tradicionais são mais propensas a causar estresse e doença emocional nos alunos. Afinal, a pressão em algumas instituições é absurda. Há casos de adolescentes com depressão, ansiedade e insônia devido aos custos escolares, familiares e sociais que se aplicam a esse tipo de educação. O fracasso é sempre culpa do aluno.
Adicionado a isso é o tema da padronização. Com base nos métodos conservadores dessas escolas, vê-se a formação de pessoas com o mesmo pensamento. Não há espaço para críticas para moldar o pensamento independente e social. Todos são iguais, consistentes e dependentes do professor.
A eficácia, portanto, depende fortemente dos objetivos dos alunos e pais em relação ao futuro da criança ou adolescente.
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Quais são as Alternativas ao Método de Ensino Tradicional?
À medida que a pesquisa em educação progredia, a abordagem tradicional de ensino era cada vez mais questionada. Embora ainda seja o mais desejável do planeta, não é o método mais eficaz se o objetivo for um treinamento crítico para o aluno. Existem outros métodos mais interessantes que os pais devem conhecer. Aqui estão alguns métodos de ensino alternativos:
Freiriano: acredita que os aspectos sociais e culturais devem ser levados em conta. As necessidades do estudante vêm primeiro;
Comportamentalista: enfoca técnica, material e processo. Isso requer que o professor tenha extremo controle sobre tudo;
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Construtivista: O aluno desempenha um papel ativo na construção do conhecimento e renuncia à tradicional relação professor-aluno.
Montessoriano: O professor é apenas um líder. As crianças escolhem as atividades que desejam fazer.
Tendência Democrática: Não há conteúdo previamente definido como proposto pelos alunos. Sua liberdade é o foco;
Método Waldorf: Esforce-se por um desenvolvimento mais completo e complexo. Os alunos são divididos por idade e não por turma.