Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia antiga, autor de vários diálogos filosóficos e fundador da Academia de Atenas, a primeira universidade do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor Sócrates e seu aluno Aristóteles, ele é considerado como a figura central na história da antiga filosofia grega e ocidental. Platão ajudou a construir os fundamentos da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental, e foi muitas vezes referido como um dos fundadores da religião e da espiritualidade ocidentais, o chamado neoplatonismo de filósofos como Plotino e Porfírio influenciou Santo Agostinho e, portanto, o cristianismo, como fez a filosofia árabe e judaica que Alfred North Whitehead certa vez observou: “A mais segura caracterização geral da tradição filosófica europeia é que ela consiste numa série de notas de rodapé sobre Platão.

Platão foi um racionalista, um realista, um idealista e um dualista, e foi associado a muitas das ideias que mais tarde inspiraram estas filosofias. Ele foi o inovador do diálogo escrito e das formas dialécticas da filosofia. Platão também parece ter sido o fundador da filosofia política ocidental. Sua contribuição mais famosa tem seu nome, Platonismo (também chamado de realismo platônico ambíguo ou idealismo platônico), a doutrina das formas conhecidas da razão pura para encontrar uma solução realista para o problema dos universais. Ele também é o epônimo do amor platônico e corpos platônicos. Alguns já afirmaram que o seu verdadeiro nome era aristocrático.

Acredita-se que suas principais influências filosóficas vêm da mesma linha de Sócrates, as Pitágoras pré-socráticas, Heráclito e Parmênides, embora poucas das obras de seus antecessores tenham permanecido intactas e muito do que sabemos hoje sobre essas figuras venha do próprio Platão: O filósofo lituano Algis Uždavinys bate e testemunha de uma forma acadêmica que a sua filosofia resulta de uma continuidade do pensamento filosófico visto desde as inscrições do antigo Egito relatadas a partir de várias fontes gregas antigas. Pesquisadores da chamada Escola de Tübingen e Milão afirmam que seu corpo de texto contém fragmentos de ensinamentos não escritos ensinados oralmente em sua academia. Ao contrário das obras de quase todos os seus contemporâneos, toda a obra de Platão tem sido considerada intacta por mais de 2.400 anos. Embora sua popularidade tenha flutuado ao longo dos anos, as obras de Platão nunca estiveram sem leitores desde que foram escritas.

Platão nasceu em Atenas, provavelmente entre 430 e 347 AC (no sétimo dia do mês Thargêliốn), cerca de um ano após a morte do estadista Péricles, e morreu em 348 BC (no primeiro ano dos 108º Jogos Olímpicos).

A data de nascimento tradicional de Platão (430/347) baseia-se numa interpretação duvidosa de Diógenes Laércio, que explica: “Quando Sócrates partiu, Platão Cracóvia e Hermógenes juntaram-se, filosofando de modo parmenioso. Em sua Sétima Carta, Platão observa que sua idade coincidiu com a tomada do poder pelos Trinta Tiranos, comentando: “Mas um jovem com menos de vinte anos seria motivo de chacota se tentasse entrar na arena política. Então a data de nascimento de Platão seria 430/347.

Depois de Diógenes Laércio o filósofo foi chamado Aristóteles, como seu avô, mas seu treinador de combate, Aristão de Argos, chamou-o de Platão, que significa “grande”, por causa de sua figura robusta. De acordo com as fontes mencionadas por Diógenes (todos do período alexandrino) Platão deriva seu nome da “amplitude” (Platytese) de sua eloquência, ou então porque ele tinha a testa larga (Platýs). Estudiosos recentes têm argumentado que a lenda de seu nome Aristócles data do período helenístico. Platão era um nome comum, dos quais 31 casos são conhecidos apenas em Atenas. A juventude de Platão teve lugar no meio da agitação política e da agitação causada pela Guerra do Peloponeso, a instabilidade política na cidade de Atenas, que foi tomada pela oligarquia dos Quatro Cem e assim sujeita ao domínio dos Trinta Tiranos.

Apuleio nos conta que Espeusipo elogiou a velocidade espiritual e a modéstia de Platão como “os primeiros frutos de sua juventude, permeados de muito trabalho e estudo do amor”. Platão deve ter aprendido gramática, música e ginástica com os professores mais respeitados de sua época.48] Platão também tinha frequentado cursos de filosofia antes de conhecer Sócrates, mas primeiro ele se familiarizou com Cracóvia (um discípulo de Heráclito, um importante filósofo pré-socrático grego) e os ensinamentos de Heráclito.

Depois do fim da guerra em Atenas, por volta de 404 a.C., os horrores de trinta tiranias começaram com o apoio do vitorioso reinado espartano, e entre seus membros estavam os parentes de Platão: primo e irmão de sua mãe, críticos e carmídeos que participaram do governo. Platão foi convidado a participar da vida política, mas recusou-se porque estava considerando o então regime criminoso. Mas também a situação política após a restauração da democracia ateniense em 403 o desagradou, um ponto de viragem na vida de Platão foi a execução de Sócrates em 399 a.C., que o abalou profundamente e o levou a avaliar a ação do Estado contra seu professor como uma expressão de depravação moral e prova de uma falha fundamental no sistema político. Viu em Atenas a possibilidade e a necessidade de uma maior participação filosófica na vida política e tornou-se um crítico agudo. Estas experiências levaram-no a aceitar a exigência de um Estado governado por filósofos.

Depois de 399 a.C. Platão foi com alguns outros Sócrates a Megara como convidados de Euclides (provavelmente para evitar possíveis perseguições que lhe poderiam acontecer por fazer parte do Círculo Sócrático). Diogenes Laércio conta que ele “foi a Cirene para se unir a Teodoro, o matemático, depois à Itália, com os pitagóricos Filolas e Euritus; e de lá para o Egito para se encontrar com os profetas; ele também tinha decidido se reunir com os Reis Magos, mas as guerras na Ásia o fizeram renunciar que “Apesar deste relatório de Diógenes Lácio, há dúvidas se Platão realmente foi ao Egito, porque há evidências de que a permanência no Egito foi inventada para levar Platão à tradição do ego.

Por volta de 388 a.C. Platão fez sua primeira viagem à Sicília. Em Taranto Platão conheceu os pitagóricos, e o mais proeminente e politicamente bem sucedido deles, o estadista Arquitas, que o recebeu e protegeu. A fonte mais famosa na história do resgate de Platão pelos arqueólogos é a Sétima Carta, na qual Platão descreve seu envolvimento nos incidentes de seu amigo Dion de Siracusa e Dionísio I, o tirano de Siracusa. Platão esperava influenciar o tirano sobre o ideal do rei filósofo (que foi exposto antes de sua viagem a Górgias), mas logo entrou em conflito com o tirano e sua corte; mas mesmo assim cultivou uma grande amizade com Dion, parente do tirano, que ele achava que poderia ser um aluno capaz de se tornar um rei filósofo. Eu estava tão irritado com Platão que o vendeu como escravo a um embaixador espartano de Egina, mas felizmente foi salvo por Cyrene Anicérides que estava em Egina, ou ainda, o navio em que ele voltou foi capturado por espartanos, que o mantiveram como escravo.

Estes relatos da primeira estadia em Siracusa são amplamente controversos: os historiadores tradicionais, portanto, olhar para os detalhes do encontro entre Platão e o tirano e da subsequente ruptura com o ceticismo. Em qualquer caso, Platão teve contato com Dionísio e o resultado foi desfavorável para o filósofo, já que sua sinceridade parece irritar o governante.

Durante duas décadas Platão assumiu suas funções na Academia e durante esse tempo escreveu os diálogos chamados “Reife”: Fédon, Fedro, Banquet, Menexen, Eurethmie, Krathlon; a escrita da República também começou.

A Obra de Platão

Houve um período na Idade Média em que quase todas as suas obras eram desconhecidas, mas antes e depois da redescoberta dos seus textos (Petrarca no século XIV tinha um manuscrito de Platão), Platão foi lido e tomado como ponto de referência.

Todas as obras de Platão conhecidas na antiguidade foram preservadas, com excepção da conferência sobre o Bem, da qual foi extraído um post-writing de Aristóteles, que se perdeu. Há também obras que foram distribuídas sob o nome de Platão, mas que podem não ser genuínas ou definitivamente assim; no entanto, elas também pertencem ao Corpus Platonicum (o conjunto de obras tradicionalmente atribuídas a Platão), mesmo que sua falsidade seja reconhecida mesmo em tempos antigos. Um total de 47 obras são reconhecidas por terem sido escritas por Platão ou para as quais ele foi tomado como autor.

O Corpus platonicum consiste em diálogos (incluindo a Crítica, fim inacabado), a Apologia de Sócrates, uma coleção de 13 cartas e uma coleção de definições, o Horoi. Fora do corpus há uma coleção de umlautas, mais duas letras, 32 epigramas e um fragmento de poemas (7 hexametros) que, com exceção de uma parte desses poemas, não são obras de Platão.

É importante notar que na antiguidade, vários diálogos considerados falsamente atribuídos a Platão eram considerados genuínos, e alguns deles fazem parte do Cânon de Trásilo, um filósofo e astrólogo alexandrino que serviu na corte de Tiberíades. Trásilo organizou sistematicamente os Diálogos em nove grupos, chamados de Tetralogias, cujos escritos foram aceitos como os de Platão.De acordo com Diogenes Laertius (III, 61), na nona Tetralogia houve “uma carta a Aristodemus [realmente a Aristoporus]” (X), duas aos Arcebispos (IX, XII), quatro a Dionísio II (I, II, III, IV), um a Hermias, Erasts e Coriscos (VI), um a Leodas (XI), um a Dion (IV), um a Perdicas (V) e dois aos parentes de Dion (VII, VIII)” (V). Thrasyllus criou a seguinte organização:

Eutífron
Apologia
Críton
Fédon
Crátilo
Teeteto
Sofista
Político
Parmênides
Filebo
O Banquete
Fedro
Alcibíades I
Alcibíades II
Hiparco
Amantes Rivais
Teages
Cármides
Laques
Lísis
Eutidemo
Protágoras
Górgias
Mênon
Hípias menor
Hípias maior
Íon
Menexêno
Clitofon
A República
Timeu
Crítias
Minos
Leis
Epínomis
Epístolas

Com exceção das Epístolas e Apologias, todos os outros trabalhos não foram escritos na forma de poemas ou tratados didáticos – como a maioria dos escritos filosóficos – mas na forma de diálogos. A apologia contém passagens ocasionais de diálogo, onde há um personagem principal, Sócrates, e diferentes interlocutores em debates filosóficos separados por inserções e discursos indiretos, digressões ou passagens mitológicas. Além disso, outros estudantes Sócrates, como Xenofonte, Eesquinas, Anthistenes, Euclid de Megara e Fédon de Elis, escreveram trabalhos sob a forma de diálogo sócrático (Σωκρατικοὶ λόγοι Sokratikoì logoi).

Platão foi certamente o maior representante deste gênero literário, superior a todos os outros e mesmo o único, porque só em seus escritos se pode reconhecer a natureza autêntica do filósofo socrático, que em outros escritores degenerou em maneirismos; assim, o diálogo, em Platão, é mais que um gênero literário: é sua maneira de fazer filosofia. Nem todas as obras do Corpus de Platão são diálogos. A Apologia parece ser o relato da defesa e julgamento de Sócrates, e Menxene é um pronunciamento para o funeral. As treze cartas são ditas de Platão, mas a maioria é rejeitada pelos pesquisadores modernos como ilegítima. A Sétima Carta ou Carta VII é uma das mais importantes, cuja disputa permanece por duas razões: (a) oferece os detalhes biográficos de Platão e (b) coloca declarações filosóficas sem precedentes em outros diálogos. Provavelmente a Sétima Carta é um trabalho ilegítimo e, portanto, não é uma fonte confiável para a biografia e a filosofia de Platão.

A questão da cronologia continua a gerar opiniões contraditórias. As análises estilométricas dos diálogos mostram que eles podem ser agrupados em três categorias definidas como obras dos períodos inicial, médio e tardio, embora haja esse consenso comum, não há consenso sobre a ordem em que as obras devem aparecer em seus respectivos grupos. Outro método utilizado para determinar a ordem cronológica dos diálogos é baseado na conexão entre os diferentes trabalhos. Os estudiosos têm usado evidências de visões filosóficas semelhantes nos diálogos para sugerir uma ordem cronológica interna. As referências textuais nos diálogos também ajudam a construir uma cronologia, embora haja muito poucos casos em que um diálogo se refira a outro. Finalmente, a cronologia pode ser determinada a partir do testemunho de fontes antigas.

Embora sua popularidade tenha flutuado ao longo dos anos, as obras de Platão nunca estiveram sem leitores desde que foram escritas. O pensamento de Platão é frequentemente comparado ao de seu aluno mais famoso, Aristóteles, cuja reputação durante a Idade Média Ocidental eclipsou tanto a reputação de Platão que os filósofos escolásticos o chamaram de “o filósofo”. No entanto, no Império Bizantino, o estudo de Platão continuou.

Os filósofos escolásticos medievais não tiveram acesso à maioria dos trabalhos de Platão, nem ao conhecimento necessário do grego para lê-los. As escritas originais de Plato foram perdidas essencialmente à civilização ocidental até que fossem trazidas de Constantinople no século de sua queda por Gemisto Plethon. Acredita-se que Plethon passou uma cópia dos diálogos platônicos ao Cosmo de Medici em 1438/39 durante o Concílio de Ferrara, quando foi chamado para unificar as igrejas grega e latina e depois foi transferido para Florença onde deu uma palestra sobre as relações e diferenças de Platão e Aristóteles; assim, Platão teria influenciado Cosmo com seu entusiasmo.

Durante a época áurea islâmica, estudiosos persas e árabes traduziram muitos Platão para o árabe e escreveram comentários e interpretações sobre Platão, Aristóteles e outros filósofos platônicos (ver Al-Farabi, Avicenna, Averrois, Hunayn ibn Ishaq). Muitos destes comentários sobre Platão foram traduzidos do árabe para o latim e, como tal, influenciaram os filósofos escolásticos medievais.

Filósofos ocidentais notáveis continuaram a usar o trabalho de Platão desde então. A influência de Platão foi particularmente forte na matemática e na ciência. Ele ajudou a distinguir entre matemática pura e matemática aplicada, ampliando a lacuna entre “aritmética”, agora chamada de teoria dos números, e “logística”, agora chamada de aritmética. Ele considerou a logística apropriada para os empresários, enquanto os homens de guerra “devem aprender a arte dos números ou não saberão como reunir suas tropas”, e a aritmética era apropriada para os filósofos “porque deve emergir do mar da mudança e apropriar-se do verdadeiro ser”.

Segundo Stephen Körner, o platonismo é uma “tendência natural do matemático”, que pode ser confirmada por nomes proeminentes de matemáticos que se reconhecem como platônicos como Gottlob Frege, Bertrand Russell, A. N. Whitehead, Heinrich Scholz, Kurt Gödel, Alonzo Church, Georg Cantor etc. A partir de Galileu, há uma longa tradição de fisicalismo platônico que se estende a Werner Heisenberg, Roger Penrose, Frank Tipler, Stephen Hawking e muitos outros.

Gödel, responsável por alguns dos resultados mais importantes da lógica matemática do século XX, por exemplo, foi um Platonista da velha escola que, como Platão, acreditava na existência independente de formas matemáticas que ele identificava com conceitos matemáticos, como os de conjuntos, números reais e assim por diante.

Leo Strauss é considerado por alguns como o principal pensador envolvido na recuperação do pensamento platônico em sua forma mais política e menos metafísica. Profundamente influenciado por Nietzsche e Heidegger, Strauss rejeita a condenação de Platão e vê os seus diálogos como uma solução para o que os três pensadores reconhecem como “a crise do Ocidente”. Ele também era contra a difusão massiva do conhecimento baseado em Platão, uma vez que pessoas que não tinham vocação para lidar com a verdade apoiariam propostas antiéticas.

Hobbes considerou Platão o melhor filósofo da antiguidade clássica, pela razão de que sua filosofia tinha idéias como ponto de partida, enquanto Aristóteles começou com palavras. Para Hobbes, Platão poderia desenvolver uma filosofia política evitando tirar conclusões falsas sobre “o que é”, “o que era”, “o que deveria ser”.

No século XX, a metafísica de René Guénon e Frithjof Schuon foram dois autores influentes que retrabalharam e atualizaram o pensamento universal e perene de Platão na linguagem contemporânea, considerando-o um representante eminente da filosofia perene. Nos livros de ambos, como A Crise do Mundo Moderno e O Reino da Quantidade de Guénon e A Unidade Transcendental das Religiões, Forma e Substância nas Religiões e O Homem no Universo de Schuon, as ideias de Platão são expostas e discutidas em profundidade.

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