Um elfo é um ser sobrenatural da mitologia e do folclore alemães. Nas culturas medievais, os elfos geralmente parecem ser considerados como seres com poderes mágicos e beleza sobrenatural, ambivalentes às pessoas comuns e capazes de ajudá-las ou impedi-las, mas os detalhes dessas crenças variam consideravelmente ao longo do tempo, criando variações na cultura pré-cristã e cristã. As Onze Palavras podem ser encontradas em todas as línguas germânicas e parecem ter originalmente significado “ser branco”. A reconstrução do conceito original de um elfo depende em grande parte dos textos escritos pelos cristãos em inglês antigo e médio, alemão medieval e norueguês antigo.
Não há dúvida de que a fé sobre os elfos se originou antes da conversão ao cristianismo e da cristianização do noroeste da Europa. É por isso que a fé nos elfos é muitas vezes descrita como “pagã” e “superstição”, desde a Idade Média até estudos recentes. No entanto, quase todas as fontes de textos sobre elfos foram produzidas por cristãos (monges anglo-saxões, poetas medievais islandeses, bailarinos modernos, colecionadores de folclore do século XIX ou mesmo escritores de fantasia do século XX). As crenças dos elfos devem, portanto, ser entendidas como parte da cultura cristã do povo de língua alemã e não apenas como uma relíquia da sua religião pré-cristã.
Depois da Idade Média, a palavra onze tornou-se menos comum em todas as línguas e foi substituída por termos alternativos de língua materna como zwerc (“anão”) em alemão, huldra (“esconder”) nas línguas escandinavas ou termos emprestados como fada (derivado do francês em todas as línguas germânicas). No entanto, a crença nos elfos persistiu no início dos tempos modernos, especialmente na Escócia e na Escandinávia, onde os elfos eram considerados como pessoas magicamente poderosas que viviam ao lado de comunidades humanas, em sua maioria invisíveis, ao lado de comunidades humanas.
No entanto, permaneceram associados a doenças e ameaças sexuais. Por exemplo, uma série de baladas modernas nas Ilhas Britânicas e na Escandinávia, que remontam à Idade Média, descrevem os elfos que tentam seduzir ou raptar figuras humanas. Com a urbanização e industrialização nos séculos XVIII e XIX, os elfos diminuíram rapidamente (embora a Islândia tendesse a continuar a acreditar nela). Desde o início dos tempos modernos, no entanto, os elfos ocuparam um lugar importante na literatura e na arte da elite especializada. Estes elfos literários foram apresentados como pequenas criaturas marotas, e o sonho de Shakespeare de uma noite de verão é um desenvolvimento importante desta ideia. No século XVIII, os escritores românticos alemães foram influenciados por esta compreensão dos onze e introduziram a palavra inglesa onze de volta à língua alemã. Desta cultura romântica de elite surgiram os elfos da cultura popular que surgiram nos séculos XIX e XX. Os “elfos de Natal” da cultura popular de hoje são uma tradição relativamente recente que se espalhou pelos Estados Unidos no final do século XIX. Os elfos entraram no gênero de alta fantasia do século XX seguindo livros de autores como J.R.R.R. Tolkien, que novamente difundiram a ideia dos elfos como seres antropomórficos com dimensão humana.
Elfos Como Causas de Doenças
Os primeiros manuscritos sobreviventes a mencionar elfos numa língua germânica vêm da Inglaterra anglo-saxônica. A evidência medieval inglesa tem sido, portanto, objecto de extensa pesquisa e debate. Em inglês antigo, os elfos são frequentemente citados em textos médicos que atestam a crença generalizada de que eles poderiam afligir humanos e gado com doenças: aparentemente principalmente insônia, dor interna e distúrbios mentais. Esta ideia é também perpetuada em tradições posteriores da língua inglesa: os elfos continuam a aparecer nos textos médicos ingleses médios. As crenças dos elfos portadores de doenças permaneceram insistentes mesmo no início da moderna era escocesa (séculos XVI-XVIII), quando eram considerados pessoas extraordinariamente poderosas que viviam invisivelmente ao lado das populações rurais. É por esta razão que eles eram frequentemente mencionados nos processos de feitiçaria do início da era escocesa moderna: muitas testemunhas nos processos afirmavam que tinham poderes curativos ou, pelo contrário, que conheciam pessoas ou animais que os elfos adoeciam Em todos estes testemunhos, os elfos eram por vezes associados ao sobrenatural, como no íncubos e particularmente com a cadeia dos Alpes.
Em alguns textos médicos ingleses antigos, os elfos parecem ser considerados uma doença infecciosa derivada de feridas causadas por flechas. No século XX, os investigadores afirmavam frequentemente que as doenças típicas causadas pelos elfos provinham de um “tiro de elfo”, mas os estudos dos anos 90 sugerem que a interpretação de que os elfos infligem doenças desta forma pode ser imprecisa.
O nome Elf-shot aparece pela primeira vez num poema escocês, “Rowlis Cursing”, por volta de 1500, no qual “Elf-shot” é listado numa série de maldições a serem impostas aos ladrões de galinhas. O termo pode nem sempre ter sido sinônimo de munição viva: “tiro” pode significar “dor aguda” tanto quanto “bala”. No início da era moderna escocesa, a palavra elfo e outros termos como “ponta de flecha elfo” eram às vezes usados para designar pontas de flecha neolíticas, com base na crença de que tinham sido criadas por elfos. Em alguns processos de feitiçaria, as pessoas afirmavam que essas pontas de flecha eram usadas em rituais de cura e, por vezes, que as bruxas (e talvez até os elfos) as usavam para ferir pessoas e gado.
Por causa da associação dos elfos com a doença no século XX, a maioria dos estudiosos pensava que os elfos na tradição anglo-saxônica eram criaturas pequenas, invisíveis, demoníacas que causavam doenças com flechas. Isto foi encorajado pela imagem que estava presente no Saltério de Eadwine, que se tornou muito popular neste contexto. No entanto, isso agora é considerado um mal-entendido: a imagem parece ser uma ilustração convencional das setas de Deus e dos demônios cristãos. Um estudo recente sugere que os elfos anglo-saxões, como os elfos da Escandinávia ou do Sidhe irlandês, foram considerados tão grandes quanto os humanos. No Inglês Médio e no início da era escocesa moderna, enquanto eles ainda pareciam ser uma causa de dano e perigo, os elfos eram claramente considerados humanos. Eles foram associados com as tradições românticas medievais cavalheirescas das fadas e, em particular, a idéia de uma rainha das fadas. A tendência de seduzir ou estuprar pessoas tornou-se cada vez mais importante para a história. Por volta do século XV, dada a zelosa crença comum, começaram a surgir evidências de que os elfos roubavam crianças humanas, substituindo-as por Changeling.
Textos noruegueses antigos
Onze provas de fé na Escandinávia medieval fora da Islândia são muito rasas, mas a prova islandesa é particularmente rica. Durante muito tempo, os pontos de vista sobre os elfos na mitologia norueguesa foram determinados pela prosa Edda de Snorri Sturluson, que fala de svartálfar, dökkálfar e ljósálfar (“elfos negros”/”elfos escuros” e “elfos brilhantes”). No entanto, essas palavras só são confirmadas na Edda em prosa e em textos baseados nela, e agora é acordado que elas refletem as tradições de anões, demônios e anjos, e em parte mostram a “paganização” de uma cosmologia cristã aprendida com o Elucidarium de Snorri.v Os estudiosos da mitologia norueguesa agora se concentram em referências a elfos na poesia norueguesa, especialmente na Edda poética. O único personagem explicitamente identificado como elfo na poesia eddaica clássica é Völundr, o protagonista de Völundarkviða. No entanto, os elfos são frequentemente mencionados na frase abrangente Æsir ok Álfar (“Æsir ok Álfar ou elfos”) e suas variantes. Esta foi claramente uma fórmula poética experimentada e testada, sugerindo uma forte tradição de associar elfos ao grupo de deuses conhecido como Æsir, ou mesmo sugerir que elfos e Æsir são os mesmos. A ligação é paralela ao antigo poema inglês Wið færstice, mais adiante em versos Escaldic a palavra onze é usada da mesma maneira que as palavras para os deuses. O diário de viagem skaldic de Sigvatr Þórðarson, Austrfaravísur, compilado por volta de 1020, menciona um álfablót (“sacrifício dos elfos”) em Edskogen, no actual sul da Suécia. Parece não haver distinção clara entre homem e deuses; como o Æsir, os elfos eram, portanto, considerados humanos (antropomórficos) e existiam em contraste com os gigantes noruegueses. Muitos comentadores também têm defendido uma sobreposição conceitual entre elfos e anões na mitologia norueguesa, que poderia se adaptar às tendências da evidência alemã medieval.
Há indicações de que o deus Freyr estava associado aos elfos. Especialmente o Álfheimr (literalmente “mundo dos elfos”) é mencionado no poema Grímnismál como um presente para Freyr. Snorri Sturluson identificou o Freyr como um dos Vanirs. O termo Vanir, entretanto, é raro nos versos do Edda, e muito raro nos versos do Skaldic, geralmente não é pretendido aparecer em outras línguas germânicas. Dada a ligação entre Freyr e os elfos, há muito que se pensa que álfar e Vanir são palavras mais ou menos diferentes para um mesmo grupo de seres. No entanto, isto não é aceite de forma uniforme. Uma cognição (metáfora poética) para o sol, álfröðull (literalmente “disco elfo” mas também “Gloria degli elfi” ou “Paraíso élfico”), tem um significado incerto, mas é de alguma forma um sinal de uma estreita relação entre elfos e o sol. Embora as palavras tenham um significado indefinido, parece claro que a Völundr é descrita como um dos elfos da Völundarkviða. Seu ato mais importante no poema é o estupro de Böðvildr, que mostra como o poema associa elfos com uma ameaça sexual às meninas. A mesma ideia está presente nos dois poemas Eddaicos pós-clássicos, influenciados pelo romance cavalheiresco ou Breton Lai, Kötludraumur e Gullkársljóð. A ideia de elfos como predadores sexuais também ocorre nas tradições posteriores da Escandinávia, e isso poderia ser uma primeira prova de uma importante tradição.
Elfos na Atualidade
Com o nascimento da literatura de fantasia, os elfos tornam-se os protagonistas perfeitos de histórias e romances. Um exemplo desse fenômeno é a mitologia de John Ronald Reuel Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, que descreve os elfos como criaturas bonitas, com vozes melódicas e cristalinas, peritos em forjar espadas, muito ágeis e imortais, e que trazem de volta os velhos cânones da história. Eles envelhecem muito lentamente e permanecem prósperos e poderosos desde a idade adulta, mas podem ser mortos em batalha, porque são imortais, mas não invulneráveis. Os elfos ainda são encontrados em muitos romances de fantasia. Terry Brooks escolhe um deles como protagonista de seu livro A Espada de Shannara e o descreve como magro em estrutura e de estatura média a curta, mas com grande agilidade.
A imagem do elfo foi profundamente alterada nos livros de J.K. Rowling, que ela descreve na saga de Harry Potter (inspirada na figura do Brownie) como servos ao serviço de feiticeiros, pequenos, esbeltos e dotados de poderes mágicos inatos. Em alguns romances, os elfos também são descritos como criaturas que se assemelham a fadas. Em seus romances, Christopher Paolini incorpora a imagem do elfo como uma bela criatura de aparência, fisicamente muito mais forte que um homem e com poderes mágicos extraordinários. Este autor também descreve os elfos como criaturas intrigantes e fascinantes, mas às vezes também como ambíguas (também derivadas da mitologia), sem mostrar hostilidade aberta ao homem.
Nos romances de Fantasia de Margaret Weis e Tracy Hickman (Raistlin, o início do mal – Raistlin, os irmãos de armas, etc.) os elfos têm as mesmas características que os elfos descritos nos romances de Tolkien, de modo que como criaturas altas e bonitas e com habilidades consideráveis em batalha não lhes são atribuídos poderes mágicos. Pelo contrário, os elfos que se aproximam das artes mágicas do mal chamam-se Elfos Negros, embora a magia das roupas brancas, positiva, seja permitida aos elfos, mas apenas a partir do nascimento real ou nobre. Esta saga também inclui os “Mezzelphs”, criaturas nascidas da união de pessoas com elfos. Nos livros “As Crônicas do Reino da Fantasia”, de Geronimo Stilton, os elfos são apresentados como seres que se assemelham aos humanos, em oposição aos ouvidos pontiagudos.
Nos livros de The Witcher de Andrejz Sapkowski, os elfos são descritos como bonitos e governantes seculares, mas após a chegada do homem, vítimas de perseguição racial e guetização. Portanto, um grupo de rebeldes chamado “Scoia’tael” será formado para lutar contra o povo.
Na série Mondo Disco de Terry Pratchett, os elfos são criaturas hostis e empáticas de outra dimensão. Eles podem manipular os espíritos das pessoas e não podem suportar o ferro. Eles interpretam o papel de antagonistas no livro Witch of a Midsummer Night e The intrépida Tiffany and the Little Free Men.
No jogo de role-playing online Vindictus os elfos são criaturas altas, musculadas e lentas, eles têm uma cor cinza da pele e não carregam nada além de um trapo na cintura, eles arrastam um clube pesado que eles usam como uma arma.
No mangá, os elfos drifters são representados como seres ágeis e de vida longa com orelhas pontiagudas longas; as criaturas do mangá de Kohta Hirano são férteis apenas uma vez por ano. Na série de quadrinhos franceses de mesmo nome, os elfos desempenham o papel principal na história, que acontece nos países de Arran.
Na saga literária do Mundo Emergente (na última parte, a trilogia das Lendas do Mundo Emergente), Lycia Troisi descreve os elfos como seres de alto prestígio, olhos esbeltos, de cabelos verdes e roxos, grandes guerreiros; vivem em áreas desconhecidas atrás do Saar, o Grande Rio que marca a fronteira ocidental do Mundo Emergente, em quatro cidades-estado. Eles são os principais antagonistas, que invadem o Mundo Emergente para recuperá-lo.
Nomes Élficos Para Meninos e Meninas
Os nomes de elfos femininos são geralmente nomes que se referem a mulheres corajosas e guerreiros, porque eles são as grandes características dos elfos.
- Amarïe: bonito nome de origem élfica cujo significado é “estrela”.
- Arwen: nome que significa “nobre donzela”.
- Celebrindal: Este nome quer dizer “aquela dos pés de prata”.
- Elentari: nome cujo significado é “rainha das estrelas”.
- Éowyn: nome que se refere a um personagem de “O Senhor dos Anéis” e cujo significado “amante dos cavalos”.
- Galadriel: nome feminino de elfo usado por um personagem de “O Senhor dos Anéis” e que significa “donzela coroada por uma grinalda radiante”.
- Idril: Este nome significa “pés de prata”.
- Indis: nome élfico feminino que se refere a alguém que é corajoso.
- Lúthien: nome élfico místico que significa “filha do crepúsculo”.
- Miriel: nome que faz alusão a uma mulher que é sábia.
- Nimrodel: nome élfico cujo significado é “senhora da gruta branca”.
- Níniel: bonito nome que significa “donzela das lágrimas”.
Os nomes élficos para meninos também são bastante característicos
- Aragorn: nome élfico que significa “valor de rei”.
- Angrod: nome cujo significado é “herói de ferro”.
- Caranthir: nome que significa “o escuro”.
- Celegorm: nome élfico cujo significado é “o bonito”.
- Círdan: nome élfico que significa “carpinteiro de barcos”.
- Eldar: nome que significa “povo das estrelas”.
- Elrond: este nome significa “abóbada de estrelas”.
- Eru: nome que significa “o único”.
- Fëanor: nome cujo significado é “espírito de fogo”.
- Fingolfin: este nome élfico está relacionado com um sábio.
- Finrod: este nome refere-se a um “homem de cabelos imponentes”.
- Gandalf: também pertencente à famosa saga de J. R. R. Tolkien, cujo significado é “varinha de elfo”.
- Isildur: nome que significa “servente da lua”.
- Legolas: um dos personagens principais de “O Senhor dos Anéis” que porta este bonito nome cujo significado é “folha verde”.
- Lórien: nome de outro personagem de “O Senhor dos Anéis” cujo significado é “Deus dos sonhos”.
- Mablung: nome que significa “o da mão pesada”.
- Maedhros: este nome significa “o alto”.