Então você tem o teu jogo de xadrez agora e está pronto para jogar. Um problema: você ainda não conhece as regras do xadrez! Não precisa se preocupar, abaixo você confere os princípios básicos da jogabilidade do xadrez.

Quais são as Regras do Xadrez?

O xadrez é um dos mais antigos e populares jogos de tabuleiro do mundo. A maioria das pessoas acredita que as origens do xadrez começaram há milhares de anos na Índia ou na Ásia. Enquanto os jogos de xadrez às vezes se tornaram obras de arte e decorações imaginativas que trazem elegância à maioria das casas, o xadrez dura principalmente como um jogo clássico de habilidade e estratégia, com combinações e possibilidades quase ilimitadas. O xadrez é surpreendentemente fácil de aprender, mas por vezes é preciso uma vida inteira de trabalho árduo para o dominar!

Parte 1: Peças de Xadrez

O Rei

O rei é a peça de xadrez mais importante do tabuleiro. Se estiver bloqueado (ver objetivos, abaixo) o jogo termina!

O rei pode mover um quadrado em cada direção (ver diagrama). Ele nunca pode entrar para “checar” (onde é ameaçado por outro pedaço). Isto significa que o rei nunca poderá ficar na caixa ao lado do adversário.

O rei também pode construir um castelo. Contrabando” é descrito na seção sobre movimentos especiais abaixo.

A Rainha

A rainha é frequentemente considerada como a peça de xadrez mais poderosa do tabuleiro. É colocado ao lado do rei, na sua própria cor. O jogo ainda não terminou se estiver perdido, mas se o teu adversário tiver uma rainha e você não tiver uma, podes estar em desvantagem significativa!

Como o rei, a rainha pode mover-se em qualquer direção. No entanto, não está limitado a um único quadrado – pode mover qualquer número de quadrados em qualquer direção, desde que não seja impedido por qualquer outra peça (ver diagrama).

O Bispo

Há dois bispos para cada jogador no tabuleiro, ao lado da rainha e do rei respectivamente. Estas peças de xadrez movem-se ao longo das diagonais do tabuleiro de xadrez. Você pode ver que isso significa que o bispo está preso ao quadrado de cor no qual ele começa. Um Bispo começa num quadrado branco, e um Bispo começa num quadrado preto. Podem mover qualquer número de casas nas diagonais, desde que não sejam incomodadas por outra peça de xadrez (ver figura). Claro que, se esta obstrução for uma peça de xadrez oposta, eles são livres de a capturar!

O Cavaleiro

No tabuleiro entre o bispo e a torre, entre o bispo e a torre, há dois cavaleiros para cada jogador. Estas peças de xadrez têm a característica única de serem capazes de ‘saltar’ sobre outras peças de xadrez. Eles se movem na forma de um “L” (ver diagrama). Se se encontrarem numa peça adversária, são capturados.

A Torre (também conhecida como o castelo)

No tabuleiro, que está nos cantos ao lado do cavaleiro, ao lado do cavaleiro, há duas voltas para cada jogador. Estas peças de xadrez movem-se para cima e para baixo na fila do tabuleiro e podem mover qualquer número de casas, desde que não sejam obstruídas por nenhuma outra peça (ver figura). Se a peça de xadrez bloqueadora do adversário for dele, ele é livre para a capturar.

O Peão

Cada jogador tem oito peões, que formam a primeira linha de defesa do seu rei. O contador tem várias características únicas. Na sua primeira jogada, cada peão tem a possibilidade de avançar um ou dois quadrados. Depois deste movimento, só podem avançar um espaço. No entanto, eles também são a única peça de xadrez que captura de uma forma diferente da forma como se movem. Para capturar, o peão move-se um quadrado diagonalmente. O peão não pode voltar atrás.

O peão também tem um movimento especial chamado “En Passant”, que pode ler na secção de movimentos especiais abaixo.

Quando o peão atinge o outro lado do tabuleiro, tem a capacidade única de se mover para outra peça. O contador pode tornar-se Rainha, Bispo, Torre ou Cavaleiro. Não há limite para o número de unidades de um determinado tipo que você pode ter através da promoção.

Parte 2: O Tabuleiro de Xadrez e Como Configurar seu Jogo de Xadrez

Um tabuleiro de xadrez consiste em 64 quadrados num padrão de tabuleiro de xadrez. Existem quadrados de cor clara (chamados brancos) e quadrados de cor escura (chamados pretos). Há 8 linhas e colunas chamadas “linha” e “arquivo” respectivamente. O canto inferior direito deve ser um quadrado branco.

A configuração dos conjuntos de xadrez é bastante simples. As peças de xadrez são organizadas da mesma forma para ambos os jogadores. As Torres estão nas esquinas, os Cavaleiros são os próximos, depois os Bispos, as duas peças do meio são o Rei e a Rainha. Lembra-te, a rainha fica com a cor dela. A segunda fila inteira de cada jogador é ocupada pelos seus contadores.

Parte 3: O Objetivo do Xadrez

O objetivo do xadrez é fazer xeque-mate aos seus adversários, e existem três formas possíveis de terminar o jogo:

Primeiro que tudo, você pode fazer xeque-mate ao teu adversário. Isto significa que o rei está em cheque (sob possível ataque de uma peça adversária) e que o jogador não pode fazer uma jogada legal para retirar o rei do cheque. Nesta fase, o jogo termina e o jogador perde com o tamanho das peças. A quantidade de material no conselho de administração não importa.

Em segundo lugar, você e o seu adversário podem chegar a um beco sem saída – o rei do adversário não é retido de momento, mas seria forçado a retirar-se para verificar a sua próxima jogada. Porque nunca poderás controlar o teu próprio Rei, não tens nenhum movimento legal a fazer. Um impasse não significa que o jogador atacante tenha ganho. Em vez disso, é um empate – nenhum dos jogadores ganhou.

Nos jogos cronometrados, cada jogador tem um tempo específico para fazer os seus movimentos. Uma vez que o seu tempo acabou, eles perdem, independentemente do material no tabuleiro. Isto significa que só coloca o seu rei e habilmente evita as tentativas de um adversário com a maioria das suas peças de xadrez ainda no tabuleiro e só ganha o jogo se o seu adversário correr a tempo.

Parte 4: Movimentos Especiais

Roque

O roque é uma jogada especial de xadrez que envolve o rei e a torre. Esta é a única situação em que pode mover duas das suas próprias peças de xadrez na mesma jogada. O Rei e a Torre estão a aproximar-se e a mudar de lugar. Para fazer isso, mova o seu rei não para um, mas para dois lugares na fumaça com que você está assando. Em seguida, coloque a Torre do outro lado do Rei (veja o diagrama à direita). Isto pode estar do lado do rei ou da rainha, mas existem várias condições:

O rei e a torre não devem ter-se movimentado, não deve haver peças de bloqueio entre eles e o rei não deve cruzar um cheque para completar o movimento.

En Passant

Este passo especial diz respeito ao Peão. Como mencionado acima, esta peça de xadrez tem a capacidade única de mover duas casas para a primeira jogada no tabuleiro.

Alguns podem usar isto como uma oportunidade para evitar capturar um peão que se aproxima, passando a peça de xadrez do adversário com esta jogada dupla. Se isto for feito, o outro jogador pode capturar um “passe”, ou “de passagem”.

Embora o peão tenha passado o campo de batalha do adversário, este jogador pode mover a sua peça de xadrez diagonalmente, como na captura, para a casa onde o outro jogador saltou. O contador que fez o duplo movimento é considerado como tendo sido capturado como passante e é removido do quadro.

Qual é o Melhor Jogo de Xadrez para PC?

O progresso tecnológico mudou o jogo de xadrez nos últimos anos. Em 1997 o supercomputador IBM Deep Blue derrotou o então campeão mundial, Garry Kasparov, em um jogo de xadrez sob condições de torneio. Ficou claro que a inteligência artificial estava em ascensão!

Hoje, mais de 20 anos depois, os motores de xadrez tornaram-se muito mais fortes e a potência de jogo aumenta a cada ano. Isto deve-se em parte ao aumento do poder de processamento, o que torna possível fazer cálculos ainda mais profundos num determinado período de tempo.

Além disso, as técnicas de programação foram melhoradas para que os motores sejam mais seletivos nas linhas que analisam e tenham um melhor conhecimento da posição dos motores. Ainda melhor que o campeão mundial de xadrez Magnus Carlsen. Hoje em dia, nenhum jogador humano consegue vencer um dos melhores motores de xadrez.

A seguir, confira alguns dos melhores jogos de xadrez para PC:

1. Stockfish 9 – Elo 3438

Stockfish é o jogo de xadrez para PC com motor mais potente. É fácil dizer que o Stockfish 9 excede em muito a habilidade de qualquer grande mestre

O Stockfish tem um motor UCI de código aberto disponível para várias plataformas móveis e de secretária. Ele foi desenvolvido por Marco Costalba, Joona Kiiski, Gary Linscott e Tord Romstad, com muitas contribuições de uma comunidade de desenvolvedores de código aberto.

A melhor coisa sobre Stockfish é que ele é completamente livre, open source e multi-plataforma. Stockfish e Komodo estão bem à frente do resto do campo!

O título de rei do computador muda regularmente de mãos entre estes dois motores! São os dois mais fortes da história do xadrez até hoje!

Neste momento o Stockfish 9 64-bit 4CPU tem uma classificação ELO de 3438 pontos.

Você pode baixar o Stockfish aqui: https://stockfishchess.org/

2. Komodo 11.3.1 – Elo 3404

Komodo é um motor de xadrez UCI desenvolvido por Don Dailey, Mark Lefler, e é apoiado pelo autor do xadrez e especialista em avaliação, o GM Larry Kaufman.

O motor de xadrez é um motor comercial, mas as versões mais antigas (8 e mais antigas) são gratuitas para uso não comercial.

Atualmente, o Komodo 11.3.1 64-bit 4CPU tem uma classificação ELO de 3404.

Você pode comprar a versão mais recente de Komodo ou obter uma versão mais antiga de Komodo gratuitamente em https://komodochess.com/Komodo11.3.htm

3. Houdini 6 – Elo 3400

Houdini é um motor de xadrez UCI desenvolvido pelo programador belga Robert Houdart. As versões anteriores são gratuitas para uso não-comercial (até a versão 1.5a). Versões posteriores – 2.0 e posteriores – são comerciais.

Houdini 6 64-bit 4CPU tem atualmente uma classificação ELO de 3400.

Você pode comprar Houdini aqui: http://www.cruxis.com/chess/houdini.htm

4. Fire 7.1 – Elo 3325

Originalmente chamado de Firebird, este outro motor de xadrez top que está disponível gratuitamente está normalmente nos 10 melhores motores de xadrez em muitas listas de classificação.

Originalmente era um projeto open-source, mas mais tarde o código foi fechado. No entanto, há um fire 2.2, que foi renomeado Firenzina, que ainda é fonte aberta.

Quando a máquina de xadrez Fire foi fechada, o código foi completamente reescrito, para evitar este código da máquina de xadrez Ippolit, já que a versão original open-source continha uma parte dele.

Pode baixar este motor aqui: https://chesslogik.wixsite.com/fire

5. Deep Shredder 13 – Elo 3286

Deep Shredder 13 é considerado um dos softwares de xadrez mais fortes do mundo. Não é um motor de xadrez livre como Stockfish ou Komodo, mas na verdade vem com sua própria interface, que também é considerada uma das melhores interfaces para praticar com um motor de xadrez.

Shredder deve certamente ser considerado um dos melhores motores de xadrez do mundo, uma vez que já ganhou dezessete títulos como campeão mundial de xadrez por computador e é aceito como um dos melhores motores de xadrez do mundo.

Você pode baixar o Shredder 13 através do seguinte link: https://www.shredderchess.com/chess-software/deep-shredder13.html

1 thought on “Melhor Jogo de Xadrez para PC

Deixe uma resposta